terça-feira, 7 de junho de 2011

TRABALHO BIMESTRAL 2º BIMESTRE- 1º ANO


Azulejo Islâmico
Objetivo
Desenvolver um croqui do modulo  de estudo;Construir  um azulejo levando em consideração o estudo de linhas, formas e arte Islâmica.
Introdução
Figuras com formas humanas e animais não podem ser utilizadas na decoração de mesquitas e construções religiosas do islã, uma norma que tem sido rigorosamente mantida. Por isto, a arte islâmica entra num complexo uso de padrões geométricos.

Ao analisar todas essas maravilhosas ornamentações geométricas, por mais complexas que sejam, notamos que seguem uma ordem e podemos destacar nelas um ou mais padrões que se repetem em arranjos retilíneos  ou circulares. A construção desses
padrões segue uma malha, basicamente quadrada, retangular ou triangular. 


Construção
Inicialmente  estudar os padrões, identificando o módulo que se repete e como se dá a repetição, se por translação horizontal ou inclinada, rotação, reflexão ou por operações combinadas.

Primeiramente desenhar  o padrão geométrico a lápis em uma folha de papel e na escala real do objeto a ser decorado. Utilizar materiais tradicionais de desenho como a régua e o compasso, mas sempre tendo por base uma malha quadrada, retangular ou triangular. Neste momento  aplicar seus conhecimentos  sobre proporção, pois o tamanho da malha deverá ser proporcional ao tamanho da base escolhida.


Avaliação
1º entrega do estudo e do croqui  dia 14/06
2º entrega da obra pronta (azulejo) dia 28/06

Será avaliado no estudo em papel,  e na obra (azulejo) , o acabamento, a criatividade e a proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário